A pesquisa de corpo inteiro – PCI

A Pesquisa de Corpo Inteiro ou PCI é um exame realizado após a cirurgia de retirada de tireóide, para verificar a presença de restos ou tecidos remanescentes ou o possível acometimento de outros órgãos pela doença. Outra indicação é também após a dose terapêutica do iodo-131, também denominada de PCI pós – dose, sendo em geral realizada 4 a 10 dias após o tratamento.

Publicado por Grupo Biocentro
em

A pesquisa de corpo inteiro – PCI

A Pesquisa de Corpo Inteiro ou PCI  é um exame realizado  após a cirurgia de retirada de tireóide, para verificar  a presença de restos ou tecidos remanescentes ou  o possível acometimento de outros órgãos pela doença. Outra indicação é também após a dose terapêutica do iodo-131, também denominada de PCI pós – dose,  sendo em geral realizada 4 a 10 dias após o tratamento.

É um exame simples em que o paciente vai receber uma dose pequena de Iodo radioativo para fazer a imagem 2 a 4 dias depois.

Para um melhor preparo,  o paciente deve submeter-se a uma dieta pobre em Iodo, deve estar sem uso de hormônio tireoideano, ou ter utilizado uma substância injetável (TSH –recombinante) para que os níveis de TSH sanguíneos estejam elevados.

Este exame também pode ser realizado para seguimento a médio e longo prazo de pacientes tratados, tanto para fins de controle ou na suspeita de recidiva (= reaparecimento) da doença, podendo ou não ser associado ao estímulo com TSH recombinante humano e/ ou dosagens sangüíneas de tireoglobulina.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para A pesquisa de corpo inteiro – PCI

Enviando Comentário Fechar :/