8 sinais importantes de depressão: você precisa estar atento!

A depressão atinge, atualmente, aproximadamente 10% da população mundial. A condição relaciona-se principalmente com hábitos de vida, alta carga de trabalho, cobrança social, perda de horas no trânsito diariamente, dificuldades financeiras, e muito mais.

Publicado por Grupo Biocentro
em

8 sinais importantes de depressão: você precisa estar atento!

A depressão atinge, atualmente, aproximadamente 10% da população mundial. A condição relaciona-se principalmente com hábitos de vida, alta carga de trabalho, cobrança social, perda de horas no trânsito diariamente, dificuldades financeiras, e muito mais.

Também, é uma condição que sofre influência hereditária: isto é, a presença de casos na família aumenta as chances de desenvolver a doença.

Mas, como identificar uma depressão? A existência destes sinais devem indicar a necessidade imediata de buscar um médico, preferencialmente o psiquiatra (especialista em condições mentais)!

1. Perda de interesse em atividades que lhe causavam prazer

Deixar de realizar atividades que gostava antes é um forte indicativo para depressão: seja ir ao shopping, sair com os amigos, desinteresse pela leitura, esporte, ou qualquer outra prática que antes era rotineira, fonte de prazer e/ou distração.

2. Dificuldade em levantar-se pela manhã

Muitas vezes, a depressão é encarada socialmente como preguiça, o que a ciência explica e ressalta que não é verdade!

A dificuldade em levantar-se pela manhã se dá pela sensação de cansaço, e também pela desmotivação e medo de enfrentar as atividades diárias.

3. Excesso ou falta de apetite

Alterações em hábitos alimentares levam a perda ou ganho de peso, dados extremamente significativos no diagnóstico da depressão.

Comer demais, pode ser uma forma de fugir dos problemas, e em casos extremos, levar à um transtorno compulsivo.

Comer de menos, pode se dar pela inibição do apetite, que assim como no excesso deste, demonstra a existência de uma série de alterações fisiológicas.

4. Necessidade de isolar-se socialmente

Não se sentir bem perto de outras pessoas, ou ainda preferir momentos de solidão, também é um traço de depressão.

Sabe-se que a vivência em sociedade é importante em diversos aspectos, e a perda desta, pode agravar ainda mais o quadro.

5. Humor constantemente deprimido

Deixar de rir com situações que antes eram engraçadas, não sentir ânimo nem disposição para atividades, e afastar-se de conversas, são características de alterações de humor.

Estas, se deprimem por uma série de alterações na produção de substâncias no cérebro (os neurotransmissores), e são alvo de diversos tratamentos com medicamentos.

6. Perda de memória e dificuldade de concentração

Pelo mesmo motivo do tópico anterior (alteração de neurotransmissores), o paciente pode ter uma perda de memória e dificuldade de concentrar-se no estudo e/ou trabalho.

Soma-se estes fatores à desmotivação, cansaço crônico e humor deprimido: tudo isso reduzirá drasticamente o rendimento deste indivíduo.

7. Diminuição da libido

O interesse por sexo é inerente ao ser humano, e uma diminuição neste, pode ser também um sinal de que a depressão está se instaurando.

Sabe-se do impacto que isso provoca no relacionamento, juntamente com os outros sinais (como mau humor, tristeza e sonolência).

Portanto, é muito importante se abrir com seu parceiro, e também buscar ajuda profissional!

8. Cansaço constante

O sentimento de cansaço mesmo após muitas horas de sono, é uma característica marcante da depressão. Muitas vezes, ele não consegue ser explicado, e “arrasta” o indivíduo para a cama durante todo o dia.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para 8 sinais importantes de depressão: você precisa estar atento!

Enviando Comentário Fechar :/