7 Sintomas Comuns de que a Menopausa está próxima!

Ainda na puberdade, as meninas passam por um período de transição, até que chegue a sua primeira menstruação, intitulada de menarca. Ela surge, em média, aos 12 anos. Depois de a mulher passar por diversos ciclos menstruais ao longo da vida, chega a hora em que a menstruação irá cessar, sendo o período denominado de menopausa.

Publicado por Grupo Biocentro
em

7 Sintomas Comuns de que a Menopausa está próxima!

Ainda na puberdade, as meninas passam por um período de transição, até que chegue a sua primeira menstruação, intitulada de menarca. Ela surge, em média, aos 12 anos.

Depois de a mulher passar por diversos ciclos menstruais ao longo da vida, chega a hora em que a menstruação irá cessar, sendo o período denominado de menopausa.

Não existe uma idade certa para que o fenômeno aconteça, mas acredita-se que existam uma série de sintomas que indicam a menopausa. Portanto, esteja sempre atenta aos sinais!

  1. Irregularidades no ciclo menstrual

As mulheres conhecem o seu próprio corpo, e quando se trata de menstruação, não é diferente! Um dos sinais que a menopausa está chegando, são modificações nos ciclos menstruais, facilmente percebidas:

  • Irregularidade;
  • Fluxo escasso;
  • Atraso menstrual.

Vale lembrar que em cada mulher, o corpo reagirá a esta transição de forma particular, e portanto, não se pode generalizar.

  1. Acúmulo de gordura abdominal

Como mecanismo natural de proteção, as mulheres tendem a acumular gordura na região abdominal, visto que o ventre está ali contido, e precisa ser “recoberto” e protegido.

Normalmente, com níveis hormonais equilibrados, já ocorre o depósito de gorduras preferencialmente nesta região. Com o chegar da menopausa, e consequente incoerência hormonal, o acúmulo de gordura abdominal tende a aumentar, e consequentemente, as mulheres têm mais facilidade para engordar.

  1. Ondas de calor e sudorese noturna

Talvez este seja o sintoma mais comum e mais temido da menopausa, visto que atinge 70% da população feminina.

Estes momentos de calor podem ter diferentes intensidades, durações, e oscilar em diferentes horários e momentos do dia.

Além disso, soma-se a sudorese noturna, um sintoma que pode estar associado (ou não), às ondas de calor.

Terapias hormonais, receitadas por ginecologistas e endocrinologistas, parecem atenuar os efeitos do período, principalmente os mencionados neste tópico.

  1. Insônia

Também relacionada à instabilidade hormonal, é um sintoma que impacta diretamente na qualidade de vida das mulheres.

Já existe uma propensão a alterações humorais, que poderão ser intensificadas após noites mal dormidas.

  1. Alterações sexuais

É comum que as mulheres sintam dores e desconfortos durante as relações, bem como a perda de interesse nestas.

Quando houver relação sexual, a mulher poderá notar redução da secreção vaginal, sendo um dos sintomas de “alerta” para a chegada da menopausa.

  1. Cansaço inexplicável

Sentir-se cansada é comum após dias difíceis, porém uma repetição neste padrão, pode também ser um indicativo de menopausa.

Muitas vezes, este sintoma (juntamente com os demais), pode ser confundido com outras doenças, como depressão, por exemplo. Por isso, é essencial que se tenha uma análise médica detalhada!

  1. Dificuldade na concentração e perda de memória

A dificuldade de lembrar-se de informações e compromissos, bem como a incapacidade de concentração, podem ser também parte deste “mar de alterações” surgidos próximos aos 50 anos (nas mulheres, é claro).

Além do aparecimento natural destas dificuldades, elas podem ser intensificadas com a insônia e ondas de calor noturnas, que impactam diretamente na qualidade do sono, e níveis de atenção no dia seguinte.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para 7 Sintomas Comuns de que a Menopausa está próxima!

Enviando Comentário Fechar :/