7 coisas que você deveria saber sobre a Endometriose!

O endométrio é a camada mais interna que recobre o útero, e é justamente o tecido que “descama” toda vez e é eliminado juntamente com a menstruação. Diversas mulheres apresentam sintomas e nem sequer desconfiam que estão sofrendo de endometriose!

Publicado por Grupo Biocentro
em

7 coisas que você deveria saber sobre a Endometriose!

O endométrio é a camada mais interna que recobre o útero, e é justamente o tecido que “descama” toda vez e é eliminado juntamente com a menstruação. Diversas mulheres apresentam sintomas e nem sequer desconfiam que estão sofrendo de endometriose!

A doença corresponde a presença deste tecido (o endométrio) em outras regiões além do útero, provocando uma infinidade de sintomas que você conhecerá a seguir!

  1. É uma doença ligada com a infertilidade

Diversas mulheres que sofrem de endometriose, só irão descobrir quando enfrentarem dificuldades para engravidar.

Sabe-se que existe uma forte relação entre infertilidade e endometriose, o que pode ser revertido se tratado precocemente.

  1. Pode ser a causa de sua dor nas costas

Um dos sinais que a endometriose pode dar, é dor nos locais de implantação do tecido endometrial fora do útero.

Dores na região lombar, ou até mesmo pélvica, podem estar relacionadas com o problema. Portanto, não ignore os sintomas e busque sempre um médico.

  1. Gera dores e desconfortos durante a relação sexual

Apesar de muitas mulheres não apresentarem sintomas, algumas podem sentir dores e desconfortos durante a relação sexual, que podem ser interpretadas pelo parceiro, como perda de interesse.

Sendo assim, este é um sintoma que não pode ser ignorado por simples vergonha ou “tabu”.

  1. Pode ser a explicação para suas irregularidades menstruais

A endometriose também está ligada com várias alterações do que seria uma menstruação “normal”: excesso de fluxo, cólicas anormais, dores pré-menstruais e durante o fluxo.

Também, a presença de sangramentos e hemorragias fora dos dias planejados da menstruação, podem ser fortes indicativos da doença.

  1. Ela pode ser causada por fatores ambientais

Existem alguns fatores que podem desencadear a endometriose, e dentre eles, destacamos uma substância altamente tóxica, e que é liberada constantemente em poluentes de empresas: a dioxina.

Ela é considerada uma das substâncias mais tóxicas e prejudiciais produzidas pelo homem, e mesmo em baixos níveis, pode causar danos a longo prazo, como é o caso da endometriose.

  1. A endometriose pode fazer parte da sua família

Estudos indicam, que mulheres com algum histórico de endometriose na família, podem elevar em até 7 vezes as chances de desenvolver a doença!

Portanto, se você tem casos na família e apresenta algum dos sintomas mencionados anteriormente, não deixe de buscar o seu ginecologista para uma avaliação!

  1. Sim, existe tratamento!

Como você já sabe, a doença é caracterizada pelo depósito de tecido uterino (o endométrio), fora do órgão útero. Assim, se este for removido dos locais onde não deveria estar presente, tem-se a melhora e a cura da paciente.

Cada caso é um caso, mas existem diversas formas de tratar a doença. Uma delas, é através de simples medicamentos, como as pílulas anticoncepcionais.

Em casos mais complexos, a cirurgia para a retirada de tecido extrauterino parece ser uma alternativa viável.

Se você se identificou com os sintomas, ou possui dúvidas sobre a doença, busque o seu médico (preferencialmente ginecologista) para maiores esclarecimentos!

 
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para 7 coisas que você deveria saber sobre a Endometriose!

Enviando Comentário Fechar :/