6 sintomas que caracterizam a alergia alimentar

As alergias alimentares são muito comuns, podendo trazer consequências graves para o organismo e, inclusive, levar a óbito. Felizmente, a maioria de seus sintomas é conhecida e pode ser observada para a prevenção de problemas futuros.

Publicado por Grupo Biocentro
em

6 sintomas que caracterizam a alergia alimentar

As alergias alimentares são muito comuns, podendo trazer consequências graves para o organismo e, inclusive, levar a óbito. Felizmente, a maioria de seus sintomas é conhecida e pode ser observada para a prevenção de problemas futuros.

Quer saber mais sobre a alergia alimentar e seus sintomas? Então, continue a leitura e fique de olho!

O que é a alergia alimentar?
A alergia alimentar é uma resposta do nosso sistema imunológico que acontece logo após ingerirmos determinados tipos de alimento. Mesmo uma pequena porção de camarão, por exemplo, pode provocar uma reação alérgica em algumas pessoas, com diversos sinais e sintomas que variam em sua gravidade. 

Nos piores casos, essa reação é chamada de anafilaxia, condição que pode levar a óbito. Isso acontece por que a resposta imunológica do organismo ao alimento é muito exagerada, atacando o próprio corpo da pessoa afetada.

Muitos são acometidos com esse problema, principalmente crianças menores de três anos de idade. A boa notícia é que a maior parte dos casos da doença são revertidos com o passar do tempo e melhoram à medida que a criança envelhece.

Um ponto importante é diferenciar a alergia alimentar da intolerância, reação bastante comum. Ela ocorre de maneira mais leve que as alergias alimentares, além de não acionar o sistema imunológico do paciente.

O que pode causar uma alergia alimentar?
As alergias alimentares acontecem quando o nosso corpo responde erroneamente a algum alimento específico. Ele utiliza seu sistema imunológico para eliminar aquela substância e acaba provocando diversas reações indesejadas. O organismo de uma pessoa com alergia alimentar produz anticorpos e histamina quando em presença de certos alimentos. 

Os alimentos que mais causam as alergias alimentares são:

ovos;
leite e seus derivados;
amendoim;
frutos do mar;
soja e seus derivados;
glúten.
Quais os sintomas que caracterizam a alergia alimentar? 
Os principais sintomas de uma alergia alimentar variam de tipo e intensidade de pessoa para pessoa, mas costumam obedecer ao mesmo formato. Veja:

1. Diarreia
A diarreia constante, principalmente após ingerir certos tipos de alimentos, é um dos principais e mais comuns sintomas de alergia alimentar.

2. Cólica abdominal
Uma dor abdominal do tipo cólica também é muito comum, com aumento da produção de gases. Após ingerir algum alimento específico, a pessoa vai notar intenso desconforto abdominal, sendo muitas vezes obrigado a recorrer ao uso de medicamentos.

3. Náusea
Além disso, podem estar presentes episódios de náuseas, vômitos e cólicas estomacais. Eles vão se repetir todas as vezes em que a pessoa consumir alguns alimentos, com a tendência de piorar com o tempo.

4. Problemas respiratórios e de garganta
Em geral, a alergia alimentar vem acompanhada de afecções como a asma e a bronquite. Além disso, a pessoa afetada também pode apresentar sintomas como congestão e corrimento nasal, irritação na mucosa da boca e orofaringe, levando a episódios de tosse constante.

5. Sintomas dermatológicos
Na pessoa acometida por essa doença, também podem surgir sintomas dermatológicos, como coceira, inchaço e vermelhidão. Reações mais graves, como a formação de bolhas e feridas, também podem aparecer.

6. Tonteiras e desmaios
Em casos graves de alergia alimentar, a reação exagerada do corpo contra alguns alimentos pode levar a sintomas como tonteira, desmaio e dificuldade para deglutir e respirar. É particularmente importante procurar um médico rapidamente nesses casos, já que esses sintomas são característicos de uma anafilaxia.

Todos os sintomas que mencionamos aqui podem surgir imediatamente após a ingestão do alimento ou em até mais do que 24 h de seu consumo. Sua intensidade varia com a quantidade de alimento que o paciente consumiu e, também, de pessoa para pessoa.

Sempre procure seu médico quando desconfiar de uma alergia alimentar, pois ela pode desencadear problemas sérios para a sua saúde e de toda a sua família. Apenas um especialista é capaz de auxiliar no diagnóstico e aperfeiçoar o seu tratamento.

E aí, curtiu o nosso texto sobre a alergia alimentar? Quer continuar por dentro dos melhores conteúdos para a sua saúde? Então, siga-nos no Facebook, no Instagram e no YouTube e acompanhe todas as nossas postagens!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para 6 sintomas que caracterizam a alergia alimentar

Enviando Comentário Fechar :/