Dieta saudável: como manter uma alimentação equilibrada

Muitas pessoas ao lerem a palavra “dieta” pensam logo em “emagrecimento” e “ficar com fome”. Mas não é bem assim. Dieta significa o modo como nos alimentamos no dia a dia, seja para emagrecer ou para melhorar a saúde. Ter uma dieta saudável é se alimentar bem e viver melhor.

Publicado por Grupo Biocentro
em

Dieta saudável: como manter uma alimentação equilibrada

Muitas pessoas ao lerem a palavra “dieta” pensam logo em “emagrecimento” e “ficar com fome”. Mas não é bem assim. Dieta significa o modo como nos alimentamos no dia a dia, seja para emagrecer ou para melhorar a saúde. Ter uma dieta saudável é se alimentar bem e viver melhor.

Porém, alimentar-se bem não é o mesmo que comer muito. Todo exagero faz mal. Comer bem é fazer mais refeições durante o dia, mais variadas e em porções menores. Em um primeiro momento, pode parecer difícil, ou que pratos que vão tomar muito tempo para preparar e serão caros. Também não precisa ser assim. Apenas com algumas mudanças, sua alimentação ficará muito melhor e sua saúde também.

Neste artigo, mostraremos 7 hábitos para ter uma dieta saudável de forma descomplicada. Vamos lá?

1. Comer mais vezes durante o dia

Para comer a cada 3 ou 4 horas, não é preciso marcar esses horários no relógio. Basta fazer um lanche entre cada uma das grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar). O benefício de comer tantas vezes ao dia é não sentir tanta fome na hora das refeições principais. Com isso, pode-se comer menos em cada uma delas e manter a saciedade e energia o dia todo.

2. Eliminar as frituras da sua dieta

Se puder cozinhar, assar ou grelhar, não frite. Além de ficar menos gorduroso, esses modos de preparo conservam tudo que há de mais saudável nos alimentos. Mesmo assim, cuidado para não abusar do azeite de dendê, azeite de oliva, manteiga e outros óleos nos refogados.

3. Diminuir os carboidratos no prato

Alimentos como o arroz, o trigo, a batata, o aipim e as massas são o que chamamos de carboidratos. Eles são importantes pois nos dão energia, mas em grandes quantidades nos fazem mal. Isso porque os carboidratos aumentam a taxa de açúcar no sangue, além de engordar, e essas são causas comuns da diabetes. O arroz e as massas integrais ajudam a controlar a quantidade de açúcar no sangue e têm mais fibras.

4. Comer mais verduras e legumes

Abuse das verduras e legumes. Comece a refeição com uma salada diferente a cada dia. Misture verduras e legumes variados ou até frutas na salada. Assim, você terá mais vitaminas e fibras no seu prato e ficará saciado logo. Mas cuidado com molhos gordurosos. Também vale misturar legumes e verduras no arroz durante o seu cozimento ou no molho do macarrão.

5. Usar as frutas como coringa

As frutas ajudam o funcionamento do intestino e mantêm a sensação de saciedade. Podem servir de sobremesa e substituir um doce, ou serem consumidas como um lanche. Contudo, apesar de muito saudáveis, as frutas também têm açúcar. Então também não se deve consumir porções muito grandes de uma só vez. Prefira sempre as frutas locais e da época.

6. Diminuir o sal e o açúcar

Enquanto muito açúcar no sangue pode causar o diabetes, muito sal também faz mal. Grandes quantidades de sal aumentam a pressão e podem prejudicar os rins. Cortar os alimentos enlatados e industrializados ajuda a diminuir muito o consumo tanto de sal quanto de açúcar. Aqui entram os refrigerantes e sucos prontos também. Você ainda pode usar menos sal no preparo da comida no dia a dia trocando-o por outros temperos.

7. Beber muita água

água faz o organismo funcionar melhor, aumenta a atividade dos rins, torna a pele e os cabelos mais bonitos e viçosos. Enfim, deixa a pessoa mais jovem e saudável. Por isso, crie o hábito de beber muita água ao longo do dia (cerca de dois litros). Pode ser na forma de chá, com gotas de limão, folhas de hortelã, etc.

Essas são dicas básicas para uma dieta saudável e pessoas com diabetes, pressão alta ou outros problemas de saúde também podem adotá-las. Porém, é possível que precisem de alguma adaptação de acordo com suas necessidades. Portanto, se tiver alguma dúvida, converse com seu médico ou nutricionista.

Gostou desse artigo? Deixe aqui seu comentário ou sugestão.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Dieta saudável: como manter uma alimentação equilibrada

Enviando Comentário Fechar :/